Termina no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira dos bancos. A iniciativa, que começou no dia 1º deste mês, permite a negociação de débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades em atraso, desde que não envolvam bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis) ou dívidas prescritas.
Para consultar a lista de instituições financeiras participantes, basta acessar a página do mutirão na internet. As instituições oferecem condições de parcelamento, descontos nos valores das dívidas ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com suas políticas de crédito. Na página do mutirão há ainda conteúdo gratuito sobre educação financeira.
As negociações podem ser feitas diretamente pelos canais oficiais das instituições credoras, informando que o objetivo é renegociar as dívidas por meio do Mutirão da Febraban. Lá, o consumidor deve informar a dívida que deseja quitar e perguntar sobre as condições oferecidas. Caso concorde com a proposta, é necessário solicitar a assinatura do acordo de negociação. Outra opção é acessar o portal consumidor.gov.br, sendo necessário ter conta no nível prata ou ouro.
Extra