Sete em cada dez brasileiros não se sentem engajados no trabalho. É o que revela dados da 2ª edição do Engaja S/A, realizada pela FGV-EAESP em parceria com a Flash e o Talenses Group. A pesquisa destacou os dez aspectos mais valorizados na cultura organizacional pelos trabalhadores entrevistados, entre eles: alinhamento das habilidades do profissional ao cargo, objetivos de trabalho claros e transparentes, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e processos de trabalho bem definidos.
Apesar do baixo engajamento, os dados mostram uma leve melhora em 2024: 44% dos profissionais se declararam engajados, um aumento de 4 pontos percentuais em relação aos 40% registrados em 2023.
Segundo a pesquisa, 6 em cada 10 brasileiros pensaram em pedir demissão. Entre os que estão desengajados, o número é mais expressivo: 9 em cada 10 brasileiros consideram deixar a empresa.
A pesquisa ouviu 2.736 pessoas de todas as regiões do País. Quase metade dos respondentes, um total de 48%, não possui diploma de ensino superior e 41% têm renda bruta familiar de menos de três salários mínimos (R$ 3.900).
O Nordeste é a região com o maior índice de trabalhadores engajados no país. A região Sul está abaixo da média nacional, com 40%. Já o Centro-Oeste e o Sudeste se mantêm próximos à média do país, com 44% e 43%, respectivamente.
O Estado de São Paulo