Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Supermercados têm dificuldades em contratar e já acumulam 357 mil vagas em aberto, diz entidade

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Notícias

O desemprego no Brasil está em níveis historicamente baixos, mas o setor supermercadista não tem conseguido beber desta mesma fonte. O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, disse nesta quinta-feira, 20, em entrevista à imprensa, que o segmento passa por dificuldades na contratação de mão de obra e que já acumula, aproximadamente, 357 mil vagas em aberto.

Somado a escassez de mão de obra qualificada no setor, Milan afirmou que muitos jovens que tinham o supermercado como o primeiro emprego preferem hoje trabalhos informais devido à maior flexibilidade. “O mercado era a porta de entrada de jovens para a empregabilidade, mas agora o perfil dessa faixa etária está mudando.”

O setor emprega, atualmente, 3 milhões de trabalhadores direta e indiretamente, e conta com cerca de 400 mil lojas espalhadas pelo País. Mesmo com o aperto no mercado de trabalho, o setor continua sendo o que mais gera empregos no Brasil.

Neste ano, a Abras estabeleceu um protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, liderado pelo ministro Wellington Dias, para tratar da empregabilidade do setor, de forma a incluir os egressos do serviço militar obrigatório no mercado de trabalho.
Júlia Pestana, O Estado de São Paulo