O acumulado entre abril de 2024 e março de 2025 revela alta nos preços dos combustíveis no Brasil até quatro vezes acima da inflação do período, que foi de 5,26%, conforme o índice IPCA.
De acordo com levantamento realizado pelo Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, o etanol lidera o cenário de aumentos, com aumento médio de 21,6% nos preços entre abril de 2024 e março de 2025. Neste caso, a alta foi 4,1 vezes maior do que o IPCA.
Na sequência, a gasolina comum teve aumento médio registrado de 10,3%, de acordo com a Veloe, quase duas vezes acima da inflação. Na sequência, aparecem gasolina aditivada (+10,1%), diesel comum (+8,5%) e diesel S-10 (+8,4%), todos com percentuais maiores que os do IPCA do mesmo período.
Os números foram levantados em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Vale observar que o Governo Federal anunciou no fim de março uma redução de R$ 0,17 no preço do diesel, em uma medida que visa a aliviar o peso da inflação crescente nos últimos meses.
Dyogo Fagundes, Auto Esporte