Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

ANP realiza mais de 17 mil ações de fiscalização em 2024, com 4,6 mil autuações

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Notícias

Em 2024, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizou 17.341 ações de fiscalização no mercado de combustíveis de todo o país, gerando 4.600 autos de infração por motivos diversos. Os dados sobre o trabalho de fiscalização da Agência foram divulgados ontem, 8.

O Boletim apresenta dados gerais das ações de fiscalização – inclusive por estado e tipo de agente econômico –, seus resultados, análises sobre pontos de destaque no ano, parcerias institucionais firmadas pela ANP, entre outros.

O ano de 2024 foi um marco na modernização da fiscalização da ANP, graças à implementação do Sistema Integrado de Fiscalização do Abastecimento (SIFA), que tornou o planejamento das ações mais célere e eficiente.

Foram realizadas 1.543 fiscalizações no Estado do Rio de Janeiro e registradas 343 infrações. Os fiscais interditaram 67 estabelecimentos comerciais e efetuaram 13 apreensões. A fiscalização da ANP tem como foco principal os postos de combustíveis.

METANOL
Ao longo de 2023, a ANP detectou um crescimento atípico no volume de importações
de metanol, dando início a uma investigação para avaliar a destinação desse produto.

Nas ações em campo, a ANP detectou 248 amostras não conformes em relação ao teor
de metanol em 2023, correspondendo a uma alta de 24% em relação ao patamar do ano anterior e o maior registrado desde 2015. Embora a adulteração fosse detectada também nas gasolinas, o etanol hidratado respondia por 65% dos casos de não conformidade.
ANP