Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Medo do desemprego é um dos maiores em 22 anos, aponta estudo realizado pela CNI

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Um estudo divulgado na última segunda-feira (9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que o Índice de Medo do Desemprego (IMD) cresceu 4,2 pontos em relação a última pesquisa realizada em março, atingindo 67,9 pontos — o maior da série histórica.

Nos últimos 22 anos somente em dois momentos os brasileiros se sentiram tão assustados em relação ao emprego como estão agora. O IMD é contabilizado desde 1996 e, neste momento, encontra-se 18,3 pontos acima da média histórica. O levantamento é trimestral e o indicador varia de zero a cem pontos. Quanto maior a pontuação, maior o medo.

De acordo com o estudo, nos últimos meses o temor do desemprego cresceu mais entre os homens. Entretanto, em uma perspectiva geral, as mulheres têm mais medo do desemprego que os homens — 71,1 e 64,5 pontos respectivamente. A pesquisa concluiu que o índice do medo é também mais elevado entre os brasileiros com menor grau de instrução.

O estudo da CNI apontou, ainda, que o Índice de Satisfação com a Vida (ISV) caiu 2,7 pontos em relação a março de 2018, atingindo 64,8 pontos — o menor nível desde 2016.
Quanto menor o indicador, menor é a satisfação com a vida.

A edição da pesquisa escutou 2 mil pessoas em 128 municípios entre os dias 21 e 24 de junho. Confira aqui os resultados!

*Laura Alves, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ.