O movimento Outubro Rosa nasceu em 1990 com o propósito de estimular a participação da sociedade no controle ao câncer de mama. Durante o mês de outubro, informações sobre essa doença são compartilhadas intensamente, com o intuito de promover a conscientização da população e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.
Em nosso país, o movimento vem sendo adotado desde o início dos anos 2000 e segue crescendo a cada ano com o empenho, sobretudo, do movimento organizado de mulheres e suas entidades Brasil afora.
Para esclarecer às trabalhadoras em postos de combustíveis e lojas de conveniência sobre a importância do Outubro Rosa, os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados do Petróleo (Fenepospetro) aderiram à campanha.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em grande parte dos casos, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais — aumentando assim as chances de tratamento de cura. Esse é um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo e também acomete homens, porém representa apenas 1% do total dos casos da doença.
O Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Município do Rio de Janeiro e Região (SINPOSPETRO-RJ) destaca às trabalhadoras que a prevenção é o melhor remédio e, por isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante gratuitamente a realização do exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. Fique de olho!
*Assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.