A entrada de cães e gatos em supermercados do município Rio de Janeiro está liberada desde o último sábado(6). A capital passa ser a primeira a adotar essa prática no país, e os estabelecimentos que aderirem a iniciativa de doguinhos e gatinhos no seu espaço vão ganhar o selo Super Pet da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).
A liberação foi feita através de decreto assinado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
Os animais, sempre acompanhados de seus donos, são permitidos por toda a área de comercialização dos produtos, mas não podem circular nas áreas de armazenamento, produção e manipulação de alimentos.
Os cães devem obrigatoriamente usar coleira ou focinheira (dependendo do seu porte,) e os gatos, estar em caixas adequadas para o seu transporte. Não está permitido oferecer água ou comida dentro do supermercado, nem o ingresso de animais visivelmente agressivos ou machucados.
Segundo o decreto, os mercados precisam exigir dos donos certificado de vacinação e comprovante de vermifugação e manter um ou mais funcionários paramentados para efetuar exclusivamente a limpeza do ambiente quando for necessário.
G1 e Folha de São Paulo