Disponível desde a eleição de 2018, a versão digital do título de eleitor tem como novidade neste ano a possibilidade de, pelo aplicativo, justificar ausência no pleito. Quem não comparecer poderá fazer a justificativa no mesmo dia da votação.
O e-Título, como é conhecido, tem como outras novidades nas eleições de 2022: o envio de notificações para os eleitores e a foto do usuário. A versão digital pode ser utilizada como comprovante de identificação para votar, sem a necessidade do documento físico.
Para utilizar, o eleitor pode baixar o aplicativo no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A corte disponibiliza a versão digital para IOS e Android. Segundo o TSE, o app dispõe, agora, de melhorias voltadas para pessoas cegas.
Além dessas novidades, o título de eleitor digital permite a verificação da situação eleitoral e local de votação.
No e-Título, o usuário pode emitir a guia de pagamento dos débitos com a Justiça Eleitoral; se cadastrar como mesário voluntário; e emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.
Para se cadastrar no aplicativo o eleitor utilizará o número do CPF ou do título de eleitor, nome, nome dos pais e data de nascimento.
O usuário também precisará cadastrar uma senha de acesso ou utilizar a biométrica.
Tayguara Ribeiro, Folha de São Paulo