Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Manifesto em defesa da liberdade e da democracia

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Neste domingo (2), mais de 156 milhões de eleitores irão às urnas para eleger o presidente que vai governar o país nos próximos quatro anos. Além do presidente, serão escolhidos governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. A eleição é a validação da democracia, que garante a alternância do poder. É nas urnas que cada cidadão expressa suas aspirações e o direito à liberdade.

Desde o golpe de 2016, a diretoria do SINPOSPETRO-RJ luta para defender a democracia do país. Nunca na história do Brasil as instituições foram tão atacadas como nos últimos quatro anos. A Constituição de 1988 — considerada uma das mais modernas do mundo — garantiu aos brasileiros direitos individuais e sociais assegurando acesso à saúde, educação, trabalho e moradia.

O grave momento que o país atravessa, nos obriga a unir forças e se manter vigilantes para defender a democracia, a soberania e as instituições. A sociedade brasileira é livre, por isso não podemos permitir mais retrocessos. É para frente que se anda. Vamos reconstruir o nosso país com mais igualdade social, emprego, comida na mesa do trabalhador e respeito a todos os cidadãos.

Chegou a hora de darmos um basta na intolerância, na arrogância, na falta de respeito com o povo e na incompetência. É preciso despertar para a realidade. Nós trabalhadores, estamos do outro lado, vendemos a nossa força de trabalho em troca de salário. Não se iludam com os que dizem que estão ao seu lado, mas dormem em palácios.

Os frentistas estão sentindo na pele os ataques desses abutres. A nossa categoria é centenária, já escreveu seu nome na história, e, mesmo assim, os congressistas passaram os últimos anos discutindo projetos para acabar com o emprego de meio milhão de trabalhadores de postos de combustíveis. Precisamos ter consciência e senso crítico para votar em quem vai representar a classe trabalhadora na Presidência da República, no Congresso e nas Assembleias Legislativas.

Sabemos que a tensão e a disputa fazem parte do jogo democrático, mas cada peça do tabuleiro deve estar submetida ao cumprimento da Constituição Federal, afinal toda competição tem regras; e a nossa é sobreviver.

Nós somos a maioria e temos que participar, efetivamente, do processo eleitoral para que ele transcorra dentro da normalidade e para que a nossa vontade seja acatada e respeitada.
Diretoria do SINPOSPETRO-RJ