Na próxima segunda-feira (17), DIA DO FRENTISTA, a sede do SINPOSPETRO-RJ em Vila Isabel, Zona Norte do Rio e a subsede de Volta Redonda, no Sul do Estado, não vão abrir. Como forma de luta e protesto, a diretoria do sindicato aderiu ao feriado da categoria, em 2015, para mostrar aos patrões que é possível parar por um dia, sem causar transtornos aos clientes e prejuízos às empresas. O atendimento aos trabalhadores será retomado na terça-feira (18), às 8h.
O DIA DO FRENTISTA é comemorado anualmente, na terceira segunda-feira do mês de outubro.
LUTA
O DIA DO FRENTISTA foi instituído por uma Lei Estadual em dezembro de 1991. O feriado passou a constar na Convenção Coletiva dos trabalhadores do Estado e do Município do Rio de Janeiro, em 2006, um ano após a fundação do SINPOSPETRO-RJ.
O feriado foi a primeira grande conquista da diretoria para a categoria. Mesmo com todos os obstáculos, nos últimos 17 anos, os dirigentes conseguiram avançar e garantir muitas vitórias para a categoria. A principal, e mais relevante, é a manutenção dos direitos e dos empregos dos trabalhadores.
O Sindicato acabou com a terceirização da mão de obra em postos de combustíveis. Os mais novos talvez desconheçam, mas antes de 2005, havia mais de cinco mil frentistas trabalhando sem direito às férias, décimo terceiro e rescisão trabalhista.
A diretoria também lutou para acabar com o assédio e a exploração das mulheres frentistas que, na década de 90, eram obrigadas a trabalhar com roupas justas e shorts curtos.
O sindicato lutou e conquistou para categoria em geral: vale-alimentação, vale-combustível; assistência odontológica; assistência médica ambulatorial; implantação do programa primeiro emprego; cursos de desenvolvimento profissional e escala de revezamento. Para garantir os direitos das Convenções Coletivas e maior segurança e saúde no ambiente de trabalho, dirigentes dos sindicatos visitam diariamente os postos de combustíveis do estado. O trabalho de base permite que o frentista exponha as suas insatisfações e denuncie as irregularidades. Esse movimento de luta e conscientização é importante para o despertar da categoria.
FERIADO
Os trabalhadores escalados para trabalhar, na próxima segunda-feira (17), serão remunerados com acréscimo de 100% da hora normal, ou poderão usufruir de folga compensatória, como prevê a cláusula titulado de Feriado das Convenções Coletivas do Estado e do Município do Rio de Janeiro.
Os frentistas, lavadores de carro, trocadores de óleo, encarregado de pista, subgerentes, gerentes e funcionários de lojas de conveniência que tiverem dúvidas sobre o pagamento do feriado podem entrar em contato com o departamento jurídico através do WhatsApp 97020-9100.
Por Estefania de Castro
Design Mylena Campos