Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Sindicato fecha acordo com entidade patronal e conquista aumento real para a categoria

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Um dia antes do aniversário de 13 anos de fundação do Sindicato dos Frentistas do Município do Rio de Janeiro, 7 de abril, a diretoria do sindicato fechou acordo da Convenção Coletiva 2018-2019 entre patrões e empregados, na sede do SINPOSPETRO-RJ, em Vila Isabel.

Apesar da nova Lei 13.467/17 e da forte pressão do setor patronal, o Sindicato conquistou aumento real para os trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência do município do RJ. Após seis rodadas de negociação, nossa entidade conquistou 3% de reajuste salarial para a categoria, a inflação de março ficou em 1.81%. Com a nova lei Trabalhista muitos patrões acham que podem apostar na precarização, e para piorar continuamos em crise econômica e com desemprego, esses fatores têm dificultado as negociações em todo o país.

Além do aumento real, a diretoria conquistou 3,12% de reajuste no adicional de periculosidade, em Participação nos Lucros e Resultados (PLR), no tíquete alimentação e também no seguro de vida. Foi mantido o adicional de periculosidade para todos os integrantes da categoria, independente da função ou local onde está trabalhando. Os reajustes são retroativos a primeiro de março. O empenho da diretoria também garantiu que nenhuma homologação seja feita fora do sindicato.

Após três meses de negociação a diretoria do sindicato conseguiu virar o jogo. Se aproveitando da nefasta Lei 13.467/17 e da fragilidade do mercado de trabalho, muitos setores econômicos, além de não concederem aumento, ainda tentam retirar direitos básicos consagrados nas convenções coletivas. É bom frisar que esses benefícios não foram dados espontaneamente pelos patrões, o aumento nos salários e nos benefícios, que pode até parecer pouco para o trabalhador, foi conquistado com muita luta, suor e persistência da diretoria do SINPOSPETRO-RJ.

Em breve divulgaremos os novos valores e a nova tabela dos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência do município do RJ.

13 anos de lutas – “Agradeço a todos os funcionários e colaboradores da entidade que lutam diariamente e vestem a camisa para melhor servir aos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do Rio de Janeiro, a todos os Frentistas e dirigentes que fizeram do sindicato a trincheira de luta que é hoje, meus parabéns!”, Eusébio Pinto Neto.

Luta que segue!

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ