Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Contra a precarização SINPOSPETRO-RJ fortalece ações de conscientização e sindicalização

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

A principal missão da Diretoria do Sindicato dos Frentistas do RJ é a visitação permanente a postos de combustíveis para fiscalizar, conscientizar e fortalecer a categoria. Nosso trabalho de base e sindicalização é fundamental nesse momento de ataques profundos a classe trabalhadora.

Segundo o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, além de fiscalizar, o trabalho de base tem por objetivo orientar os funcionários de postos de combustíveis e lojas de conveniência sobre a importância da participação direta dos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência nos projetos desenvolvidos pelo sindicato.

As ações das equipes do sindicato tem surtido grande êxito, essa semana foram dezenas de novos associados. A “reforma” Trabalhista fez com que os Frentistas parassem para refletir a respeito da precarização, e assim vários trabalhadores estão se filiando. Através das visitas de base o trabalhador acaba ‘caindo na real’ sobre a importância da sindicalização. Para evitar irregularidades principalmente agora que a nova lei trabalhista está em vigor, garantir proteção jurídica nos valores e cálculos do contrato com o empregador, é necessário estar filiado (protegido) a entidade de classe.

Fiscalizar as normas de segurança e conscientizar os trabalhadores Frentistas sobre seus direitos faz parte da rotina das sete equipes do Sindicato dos Frentistas do Município do RJ. Nossas equipes sempre distribuem materiais da entidade com informações da categoria, empresários também são comunicados sobre os riscos de não seguirem as normas de segurança e os direitos trabalhistas.

Sempre que uma equipe do SINPOSPETRO-RJ estiver nos postos de combustíveis dos 38 municípios de atuação da entidade, aproveite para repassar informações sobre as condições do local de trabalho, tirar dúvidas gerais e caso não seja sindicalizado, associe-se já. Os trabalhadores precisam participar mais das ações da entidade para avançar nas conquistas, benefícios e elevar o piso salarial, sindicato sozinho não avança, é fundamental à participação dos trabalhadores.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ