Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Sindicato e Superintendente do Trabalho tratam da segurança e saúde dos Frentistas do estado

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

O presidente Eusébio Pinto Neto esteve reunido ontem (26) com o Superintendente Regional do Trabalho, Adriano Bernardo, tratando principalmente de temas relativos à segurança e saúde dos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência do interior do estado do Rio de Janeiro.

Frentistas estão permanentemente expostos a diversos agentes químicos e outros perigos da atividade, sendo assim o dever do SINPOSPETRO-RJ é sempre alertar os trabalhadores para que estejam protegidos com a adoção de rotinas e normas de segurança (NR). Durante o encontro na Superintendência Regional do Trabalho, o presidente do SINPOSPETRO-RJ destacou a importância da fiscalização para fazer cumprir às leis e normas de segurança e saúde nas empresas.

Adriano Bernardo defendeu ações como a campanha “Abril Verde”, que traduz o compromisso do Ministério Público do Trabalho na promoção da saúde e segurança do trabalhador. Durante todo o mês de abril ocorreram ações, eventos, palestras e exposições sobre o tema, promovidos com o objetivo de conscientizar empregados, empregadores e os cidadãos em geral.

O presidente Eusébio Pinto Neto frisou a necessidade do acompanhamento da execução dos cursos de treinamento, segurança e saúde nos postos de combustíveis, e do cronograma de fiscalização das normas de segurança. “Combatemos diariamente as irregularidades em postos de combustíveis em 38 municípios do estado do RJ, sempre orientamos os patrões sobre o cumprimento das leis. Nossas equipes alertam trabalhadores e a sociedade para que tenham ciência das medidas que devem ser seguidas para garantir a segurança de todos”, explicou o dirigente.

O Superintendente Regional, Adriano Bernardo alertou que as empresas que são flagradas descumprindo alguma das recomendações da notificação estão sujeitas a aplicação de multa pelo Ministério do Trabalho e abertura de inquérito pelo MPT. Também podem responder a ação trabalhista na Justiça, com vistas ao pagamento de indenização coletiva e individual aos trabalhadores. Eusébio Pinto Neto disse que “uma das missões do sindicato é a defesa da prevenção, saúde e segurança dos Frentistas e consequentemente proteção de toda a sociedade”.

Frentistas – Em recente entrevista, publicada dia 2 de março, Adriano Bernardo afirmou que “a superintendência regional do trabalho está e sempre estará à disposição da categoria dos trabalhadores frentistas. É um segmento de pessoas simples que atuam com eficiência e cumprem atividade de risco permanente, seja por perigo de assalto, contaminação por agentes nocivos ou acidentes. Não vamos jamais abrir mão da rigidez no processo de fiscalização e de apoio para a categoria, pois esses trabalhadores demandam controle efetivo, existe a questão latente de saúde e segurança do trabalho. É um setor que eu não costumo mediar, é preciso ser justo, tem meu total apoio. Caso apareça um patrão reincidente, que não cumpre as normas de segurança e saúde terá minha resistência em querer encontrar as soluções, porque já tiveram oportunidade e não fizeram”.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ