Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Sindicalização, conscientização e fiscalização nos postos de combustíveis

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Equipes do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (SINPOSPETRO-RJ) atuam diariamente, visitando postos e realizando diversas atividades como sindicalização, conscientização, fiscalização das normas de segurança, mapeamento e distribuição de carteiras de novos associados.

Além de levar informação ao trabalhador e distribuir materiais do sindicato, as equipes integradas por diretores, assessores e funcionários avaliam o cumprimento das leis trabalhistas e das normas regulamentadoras de segurança e saúde. A equipe coordenada pelo diretor Klebson Patrício vem desenvolvendo intensamente suas atividades de base, atendendo diversas demandas da categoria, “a sindicalização é uma das ações que mais crescem”, explicou o dirigente.

Através do trabalho de base, a diretoria do sindicato verifica se as normas de segurança e saúde e as leis trabalhistas estão sendo cumpridas pelos postos de combustíveis. “Durante as visitas temos oportunidade de verificar as condições de higiene no ambiente laboral, o uso adequado do uniforme e possíveis irregularidades no contracheque do trabalhador. Caso seja constatada irregularidades, a empresa é contatada pelo departamento jurídico para solucionar o problema. Se a situação persistir, a denúncia é encaminhada aos órgãos públicos de fiscalização”, alertou Klebson Patrício.

BASE – O sindicato conta com sete equipes de trabalho de base. O trabalhador que se sentir desassistido pode entrar em contato com a sede do sindicato pelo telefone 2233-9926 e solicitar a visita de um diretor ao local de trabalho. Para facilitar o acesso e o trabalho nos postos, os diretores usam crachá de identificação. Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência também devem aproveitar a visita da diretoria para repassar informações sobre as condições do local de refeição, do banheiro e do vestuário.

Todas as denúncias são encaminhadas para o departamento jurídico do sindicato, que notifica o posto e determina um prazo para que a empresa resolva a irregularidade. Caso o problema persista, as denúncias são encaminhadas ao Ministério do Trabalho.

Fortaleça sua categoria, tenha acompanhamento jurídico e diversos benefícios, não fique só, fique sócio, associe-se ao SINPOSPETRO-RJ.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ