Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Vice-presidente do SINPOSPETRO-RJ prestigia a posse da nova diretoria do CEDIM/RJ

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

A vice-presidente do SINPOSPETRO-RJ e secretária da Mulher da Força Sindical-RJ, Aparecida Evaristo representou as entidades ontem (14) na posse da nova Diretoria do CEDIM/RJ – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro. Foi um ato bem representativo, compareceram mulheres de todo o estado, o evento contou com a presença de lideranças populares, sindicalistas, juízas, movimentos sociais, parlamentares e partidos políticos de esquerda.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM/RJ), a partir de agora, tem novas conselheiras da Sociedade Civil, representantes de entidades, eleitas por processo eleitoral, conforme Edital publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. O resultado da eleição das novas conselheiras obedece ao novo Regimento Interno do CEDIM/RJ é uma conquista do mandato anterior, depois de muitos anos de luta para a necessária reformulação, que permite alternância na Presidência entre Governo e Sociedade Civil, além de garantir a suplência por entidade, coisas que não aconteciam.

Assim, agora, a Sociedade Civil está representada no CEDIM/RJ por 17 entidades, cada uma com uma titular e uma suplente, totalizando 34 conselheiras, eleitas por maioria de votos, em Assembleia Geral Ordinária, realizada na sede do Conselho em dezembro de 2017. O resultado da eleição foi o seguinte: Primeiro bloco (entidades feministas e femininas, que têm objetivo de luta em defesa dos direitos das mulheres e entidades mistas – 10 vagas): Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS), Federação de Mulheres Fluminenses, Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, Fórum de Prevenção à Violência contra a Mulher do Sul Fluminense, Fórum Feminista do Rio de Janeiro, Ilê Omulu e Oxum, Movimento de Mulheres de São Gonçalo, União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialista (UJS). Segundo bloco (partidos políticos – 3 vagas): Partido Comunista do Brasil/RJ (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Terceiro bloco (sindicatos – 2 vagas): Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Única dos Trabalhadores (CUT). Quarto bloco (instituições de pesquisa em gênero e universidades – 2 vagas): Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foram eleitas as 17 entidades entre as mais votadas de cada bloco.

Presente na posse, a deputada federal e ex-governadora do RJ, Benedita da Silva falou ao site Tribuna da Imprensa Sindical (confira o vídeo abaixo) sobre a luta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e a posse da nova diretoria.

Segundo a vice-presidente do SINPOSPETRO-RJ e secretária da Mulher da Força Sindical-RJ, Aparecida Evaristo, “diante do atual quadro do Estado do Rio de Janeiro em relação aos retrocessos nas políticas públicas para mulheres e em relação à garantia da estrutura para o pleno funcionamento do CEDIM/RJ, há sinalização de projetos e lutas que esperam tanto o coletivo de Conselheiras representantes das entidades quanto os movimentos feministas e de mulheres do nosso estado, é chegada a hora da unidade e do empoderamento feminino, JUNTAS SOMOS MAIS FORTES!”, destacou.

Parabéns a nova diretoria do CEDIM!

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ