Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

NR-20 reduz riscos de acidente e de contaminação nos postos de combustíveis

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Os diretores do SINPOSPETRO-RJ estão permanentemente se qualificando e informando através de cursos, seminários e palestras, para elevar o bem-estar do trabalhador e seus dependentes. “Precisamos garantir um ambiente de trabalho seguro, para que os trabalhadores desempenhem suas atividades de forma plena, com saúde e eficiência”, lembra o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto.

Para a vice-presidente do SINPOSPETRO-RJ, Aparecida Evaristo, que participou nos dias 2 e 3 de julho da 20a Reunião Ordinária da CNTT/NR-20 – com Bancada dos trabalhadores do governo e Representantes dos empregados: “Apesar da NR 20 estar em vigor desde março 2012, algumas empresas alegam que enfrentam dificuldades para aplicar o curso como determina a lei. A NR 20 exige que todos os funcionários e prestadores de serviços dos postos de combustíveis, independente da função, devem fazer os cursos teóricos e práticos (de prevenção de acidentes) no ato da contratação. Além da capacitação profissional, a norma regulamentadora exige a reciclagem do trabalhador, em intervalos de tempos determinados, de acordo com a função exercida. A regra vale também para os trabalhadores que já fizeram o curso, mas mudaram de empresa. A cada contratação, o funcionário será submetido a um novo curso, tudo pela segurança”.

Os postos de combustíveis podem optar pela qualificação dos profissionais através da modalidade do curso à distância, desde que atenda às exigências da Norma Regulamentadora n.20. O SINPOSPETRO-RJ está atento atuando ativamente na área de segurança e saúde, contribuindo na construção de normas que estabelecem requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde na atividade de manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

“É fundamental o acompanhamento do sindicato na implantação das normas regulamentadoras para reduzir os riscos de acidente e de contaminação no ambiente laboral. Os dirigentes sindicais precisam estar atentos ao cumprimento da NR 20, que qualifica o trabalhador para manusear com segurança os produtos tóxicos e inflamáveis. O número de acidentes e incêndios nos postos com GNV tem aumentado bastante, precisamos dar um basta nisso”, finalizou a dirigente do SINPOSPETRO-RJ, Aparecida Evaristo.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ