Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Petrobras anuncia aumento no preço da gasolina

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

O valor da gasolina nas refinarias sobe a partir desta quarta-feira (11/07).

A Petrobras anunciou ontem alta de 0,59% no preço da gasolina nas refinarias. A partir de hoje, o valor do litro do combustível aumenta de R$ 2,0249 para R$ 2,0369, sendo o maior preço desde o dia 23 de maio deste ano — quando a greve dos caminhoneiros parava o país.

A paralisação dos caminhoneiros, motivada pela disparada no preço dos combustíveis, ganhou notoriedade após uma série de interdições em rodovias Brasil afora. Com o abastecimento dos postos de combustíveis comprometido, não demorou para que toda população sentisse os impactos das interdições.

O preço do diesel permanece congelado desde o primeiro dia de junho, sendo essa uma das reivindicações da categoria para o encerramento da greve. O valor da gasolina nas refinarias, entretanto, vem sofrendo constantes aumentos nas últimas duas semanas.

Conforme informa o site da Petrobras, os combustíveis derivados de petróleo têm seus preços atrelados aos mercados internacionais e as cotações variam diariamente. Essa política vem sendo mais intensamente imprimida a partir do segundo semestre de 2016 — quando a companhia passou a adotar a paridade internacional. Dessa forma, os preços passaram a sofrer variações mais frequentes nos últimos dois anos.

De acordo com Nota Técnica n° 194 elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese),“ entre janeiro de 2003 e junho de 2016, a Petrobras optou por manter os preços dos derivados de petróleo mais estáveis, reduzindo o impacto das flutuações externas. Ainda que levasse em conta as variações dos preços internacionais, utilizava-se de outros fatores como contrapesos”.

Ainda de acordo com nota da entidade, a atual política para o setor deixa o país em situação de maior vulnerabilidade aos efeitos externos, diminuindo a capacidade de intervenção sobre os preços dos combustíveis.

*Laura Alves, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ.