Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Subcomissão dos Postos Revendedores de Combustíveis se reúne no Rio de Janeiro

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Na última quinta-feira (12), a Subcomissão dos Postos Revendedores de Combustíveis, que integra a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), se reuniu no Rio de Janeiro. O encontro teve como propósito debater questões acerca do anexo II da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), que versa sobre exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis.

Desde 2016, novos procedimentos foram estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com intuito de preservar a saúde e segurança de trabalhadores de postos de combustíveis. Assim, requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho com exposição ocupacional ao benzeno foram determinados — como a instalação de sistema de recuperação de vapores junto às bombas e higienização dos uniformes dos funcionários.

Foram esses, de acordo com Raimundo Nonato, vice-presidente do SINPOSPETRO/Campinas e um dos representantes dos trabalhadores da Subcomissão, os principais pontos de pauta da reunião da última quinta. “Discutimos a questão da lavagem do uniforme, que passou a ser de responsabilidade dos empresários, e também falamos sobre o sistema de recuperação dos vapores. Os proprietários dos postos pediram um prazo maior para o cumprimento”.

Ainda de acordo com Raimundo, esses pontos voltarão a ser discutidos no próximo encontro da Subcomissão, marcado para segunda quinzena de agosto.

A Subcomissão de Postos Revendedores de Combustíveis atua no âmbito da CNPBz e tem representantes do governo, empresários e trabalhadores. Foi criada para estabelecer medidas de prevenção à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

Assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ.