Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Representantes dos trabalhadores na Comissão Estadual do Benzeno se reúnem no RJ

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Na noite da última segunda-feira (13), aconteceu na sede do SINPOSPETRO-RJ uma reunião da bancada dos trabalhadores da Comissão Estadual do Benzeno (CEBz-RJ). O encontro teve como propósito central a discussão de ações políticas para a agenda de luta da CEBz-RJ e contou com a participação dos sindicatos laborais que têm cadeira na comissão.

A vice-presidente do SINPOSPETRO-RJ e representante da entidade na CEBz-RJ, Maria Aparecida Evaristo, esteve presente na reunião e salientou a importância da atuação da comissão — em âmbito nacional e estadual. Ela destacou que o contato direto com substâncias presentes nos combustíveis, como o benzeno, configura-se como uma atividade de alto risco já que essas substâncias são nocivas à saúde humana.

A CEBz-RJ é formada por três bancadas — patronal, de trabalhadores e governo — e a reunião interna entre os representantes dos trabalhadores foi realizada com propósito de traçar estratégias de ações conjuntas para garantir o agendamento do encontro geral da comissão, diante de intensa resistência do setor patronal.

A garantia de atuação firme no combate à exposição ao benzeno é de fundamental importância para os trabalhadores e trabalhadoras e, por isso, o SINPOSPETRO-RJ vem atuando de forma efetiva na manutenção do Fórum.

“A Comissão Nacional (CNPBz) discute sobre os perigos da exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis em todo país. Já CEBz-RJ trata especificamente da saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras no estado do Rio de Janeiro. Frentistas, químicos, petroleiros, dentre outros”, afirmou Maria Aparecida Evaristo.

Estavam presentes na reunião o coordenador da comissão e representante do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), Cláudio Nunes, e representantes do Sindipetro Caxias, Sindipetro-RJ e Sindicato dos Químicos de Caxias.

*Assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ.