Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Após debate, caminhoneiros aguardam julgamento de frete pelo STF

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Representantes do governo federal, dos empresários e dos caminhoneiros participaram na tarde dessa segunda-feira (27) de uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a tabela de frete do transporte rodoviário.

O superintendente técnico da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Bruno Lucchi, afirmou que a fixação do preço mínimo do transporte de cargas pode resultar no aumento de valor do produto final.

Já o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, Diumar Bueno, explicou que o preço mínimo definido pela tabela reduz o prejuízo da categoria, que já precisa arcar com os riscos do frete.

Os ministros do STF Luiz Fux e Alexandre de Morais são relatores de ações judiciais sobre a tabela do frete e a cobrança de multas dos grevistas.

Após a audiência pública, a expectativa é que as ações sejam julgadas em conjunto, no plenário do Supremo Tribunal Federal. Fux só não informou quando será o julgamento, mas avaliou que, com a audiência pública será mais fácil julgar.

A fixação de preços mínimos para o transporte rodoviário de cargas foi uma das reivindicações dos caminheiros. No mês de maio, a greve da categoria durou 11 dias e resultou em uma crise de abastecimento.

*Via Radioagência Nacional / Empresa Brasil de Comunicação (EBC).