Morreu no último domingo (9) o cantor e compositor Wagner Domingues Costa, o Mr. Catra em decorrência de um câncer gástrico. O cantor de funk estava internado em São Paulo e faleceu aos 49 anos.
Filho do frentista Manoel e da doméstica Elza, Mr Catra cresceu no Morro do Borel, no Rio de Janeiro, e teve a oportunidade de acessar a uma educação de qualidade e se formar em Direito pela Universidade Gama Filho. O cantor, entretanto, fez da música o seu ofício.
A trajetória de Mr Catra marca uma mobilização de maior aceitação da música funkeira como um movimento cultural no país. Ele foi o primeiro artista do gênero a se apresentar em uma edição do Rock In Rio Brasil de acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo e gravou parcerias com Caetano Veloso e outros nomes da música brasileira.
“Quem faz careta para o funk hoje é neto de quem discriminou o samba ontem e bisneto de quem condenou a capoeira anteontem”, afirmou o cantor em entrevista ao Jornal Extra em 2014.
Com sua voz potente nos palcos e em defesa das liberdades individuais na música e na vida, Mr Catra acumulou hits que iam do funk ao samba e, até mesmo, rock´n´roll. O cantor é uma figura de respeito na cultura popular brasileira nas últimas décadas e sua trajetória por uma vida não fascista é imortal.
*Assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ com informações divulgadas pelo jornal O Globo.