Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Ação ajuizada pelo SINPOSPETRO-RJ garante direitos aos trabalhadores

Ação ajuizada pelo SINPOSPETRO-RJ garante direitos aos trabalhadores

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Na tarde da última terça-feira (25), a diretoria do SINPOSPETRO-RJ se reuniu com funcionários de empresa que se recusou a efetuar o pagamento do abono referente à Participação dos Lucros e Resultados (PLR) em 2017. O objetivo do encontro foi repassar aos trabalhadores as conclusões da vitoriosa Ação de Cumprimento movida pelo sindicato contra a empresa.

Na Convenção Coletiva (CCT) dos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do RJ, existe uma cláusula que versa sobre a obrigatoriedade das empresas pagarem aos trabalhadores o abono referente à Participação dos Lucros e Resultados (PLR). Entretanto, funcionários do Posto São Jorge, em Belford Roxo – RJ, não tiveram acesso ao benefício firmado em CCT no ano passado.

O Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Município do Rio de Janeiro e Região (SINPOSPETRO-RJ) em conjunto com sua diretoria busca, em cada negociação, garantir benefícios e direitos da categoria. Por isso, a entidade entrou imediatamente com uma Ação de Cumprimento contra a empresa.

Após negociação, foi firmado um acordo para o pagamento do valor referente ao abono. Esse acordo garantiu os direitos dos 16 funcionários do posto.

Vitória do sindicato! Vitória da categoria!

Na tarde da última terça-feira (25), a diretoria do SINPOSPETRO-RJ se reuniu com esses trabalhadores e trabalhadoras para efetuação do pagamento. No encontro, o presidente da entidade, Eusébio Pinto Neto, enfatizou que é dever do sindicato atender às demandas dos trabalhadores.

“O sindicato está cumprindo com o seu dever. E é através das informações dos trabalhadores que formulamos estratégias de resistência. A denúncia pode, inclusive, ser feitas de forma anônima. Nós temos aqui oito equipes trabalhando diariamente nas bases, mas nossa categoria tem uma série de complexidades. São mais de 2 mil empresas em um setor pulverizado. Por isso, os trabalhadores precisam se envolver na luta do sindicato”, destacou o presidente.

De acordo com o frentista Ivan Faria, a entidade acolheu prontamente a denúncia dos funcionários da empresa. Ele apontou, ainda, que a força da categoria está na unidade. “Precisamos tomar conhecimento da força que nós temos. Uma andorinha só não faz verão, mas quando nos unimos para exigir nossos direitos a gente ganha! Precisamos tomar consciência de que somos trabalhadores e é o patrão que depende de nós. Quem faz aquilo render somos nós”, enfatizou Ivan.

*Assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ.