Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Especial Eleições 2018: Qual é a função do Deputado(a) Federal?

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Sem categoria

Dando continuidade à série de reportagens especiais sobre as Eleições 2018 proposta pelo Sindicato dos Empregados em Postos e Serviços de Combustíveis e Derivados do Petróleo do Município do Rio de Janeiro e Região (SINPOSPETRO-RJ), falaremos hoje sobre a função do Deputado(a) Federal.

Poucos dias separam os brasileiros e brasileiras do primeiro turno das eleições e, em uma sociedade democrática como ocorre em nosso país, elas têm um papel fundamental. As eleições possibilitam a escolha de representantes e governantes que criam e executam leis que interferem de forma direta na vida de todos nós.

Escolher um governante que não se importa com os direitos do povo pode representar um imenso retrocesso político, econômico e social. Por isso, o voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. E você, já definiu os seus candidatos(as)?

Qual é a função do Deputado(a) Federal?

O deputado(a) federal representa a sociedade no Congresso Nacional em Brasília e seu mandato é de 4 anos. O número de cada representante por estado é fixado conforme o número de habitantes de cada unidade federativa. O número máximo de deputados por estado é de 70.

Cabe ao deputado(a) federal elaborar Leis e fiscalizar atos do poder executivo, podendo autorizar a instauração de processos contra Presidente, Vice-presidente e Ministros de Estado.