Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Especial Eleições 2018: Qual é a função do Governador(a) ?

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Dando continuidade à série de reportagens especiais sobre as Eleições 2018 proposta pelo Sindicato dos Empregados em Postos e Serviços de Combustíveis e Derivados do Petróleo do Município do Rio de Janeiro e Região (SINPOSPETRO-RJ), falaremos hoje um pouco sobre a função do Governador(a).

Faltam apenas quatro dias para o primeiro turno das eleições 2018 e, neste momento, é fundamental que tenhamos muita consciência na hora de escolher nossos candidatos. Afinal, são eles que criam e executam leis que interferem diretamente na vida de todos nós.

Qual a função do governador (a)?

A cada 4 anos, são eleitos os governadores dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A função do governador(a) está ligada à administração estadual. É o governo que representa seu estado em ações políticas, jurídicas e administrativas. Ele implementa, executa e administra políticas públicas.

Como os presidentes e prefeitos(as) o governador(a) faz parte do poder executivo. Esse representante trabalha na Assembleia Legislativa de seu estado e possui um vice — que pode vir a ocupar seu lugar em determinadas circunstâncias.

A pessoa eleita para governar um estado pode, ainda, propor Projetos de Lei, mas nesses casos o PL depende também da aprovação dos deputados estaduais, e vetar ou sancionar as leis aprovadas por esses deputados.

Cabe ao governador(a) cuidar da segurança pública de seu estado, assim como da educação, saúde pública e infraestrutura. É ainda função desse representante administrar e financiar todos os serviços públicos que estão sob sua responsabilidade a partir das verbas repassadas pelo governo federal ou dos recursos próprios arrecadados via impostos.