Depois do pedido do Ministério da Educação, o governo transferiu o início do horário de verão para o dia 18 de novembro.
Inicialmente, a medida estava marcada para começar em um mês, no dia 4 de novembro. A data final, no entanto, foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019.
O texto com a decisão será publicado no Diário Oficial da União.
No Facebook, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, afirmou que, com esta mudança, os candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas.
Ele escreveu ainda que, caso o horário de verão começasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, os participantes teriam prejuízos.
As provas do Enem estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro em todo o país. A previsão é de que mais de 5 milhões de estudantes participem.
No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Normalmente, a mudança de horário ocorre em outubro, mas, no final do ano passado, o presidente Michel Temer assinou decreto adiando o início para novembro, por conta do período eleitoral.
*Via Radioagência Nacional / Empresa Brasil de Comunicação (EBC).