Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

5 de outubro: Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

O dia 05 de outubro foi instituído como o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno em homenagem a Roberto Krappa, funcionário de uma refinaria falecido neste dia no ano de 2004 em decorrência de alta exposição à substância.

Krappa trabalhou por 11 anos sem saber que seu organismo estava sendo, aos poucos, contaminado pelo benzeno — elemento químico altamente nocivo à saúde e presente na gasolina. Sua história se tornou um símbolo na batalha por melhores condições para a saúde e segurança dos trabalhadores expostos à substância.

A cada mil litros de gasolina comercializados nos postos, 1,3 litros evaporam no processo de abastecimento. Essa perda, além de contaminar o meio ambiente, coloca em risco a saúde dos trabalhadores e consumidores, já que não existem níveis seguros para a exposição à substância.

Por isso, o Sinpospetro-RJ juntamente com a Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados do Petróleo (Fenepospetro) promovem constantes campanhas e atividades com intuito de esclarecer aos frentistas como devem proceder na operação das bombas.

Frentistas contra a exposição ao benzeno

A luta pela preservação da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis iniciou-se com a entrada de representantes da categoria na Comissão Nacional Permanente Do Benzeno (CNPBz) e, posteriormente, com a criação da Subcomissão de Postos Revendedores de Combustíveis.

A Subcomissão foi criada com o intuito de estabelecer medidas preventivas para garantir a saúde dos funcionários de postos de combustíveis, especificamente. Atuando no âmbito da CNPBz, possui representantes do governo, empresários e trabalhadores.

Desde 2016, foram estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), procedimentos que visam preservar a saúde e segurança de trabalhadores expostos ao benzeno. Para os postos revendedores de combustíveis, requisitos mínimos de segurança e saúde foram determinados — como a instalação de sistema de recuperação de vapores junto às bombas e higienização dos uniformes dos funcionários.

Em entrevista à Fenepospetro, Aparecida Evaristo, vice-presidente do Sinpospetro-RJ e representante da Força Sindical na Subcomissão de Postos Revendedores de Combustíveis, destacou a importância da existência de um dia nacional de mobilização contra a exposição ao benzeno.

“É um período em que estamos concentrados em falar da saúde e da segurança dos trabalhadores e dos problemas que a substância causa. Hoje é um dia de luta e conscientização. Não somente para a nossa categoria, mas para todos aqueles expostos ao benzeno. A nossa batalha é árdua e diária, mas a existência de um Dia Nacional de Luta, sem dúvidas, escancara a legitimidade e urgência de nossa pauta”, enfatizou Aparecida.

Desde 2009, a diretoria do Sinpospetro-RJ luta para melhorar as condições de saúde e segurança nos postos de combustíveis. Em 2010, o sindicato firmou parceria com a FIOCRUZ para realização de pesquisa que objetivou uma abordagem integrada para as ações de saúde no município do Rio de Janeiro. Dirigentes da entidade participam, ainda, das Comissões Nacionais e Estaduais que criam normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

*Assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.