Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Especial Eleições: Qual é a função do Presidente?

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Apenas dois dias separam os brasileiros e brasileiras do primeiro turno das eleições. Em uma sociedade democrática como ocorre em nosso país, elas possuem um papel fundamental. As eleições possibilitam a escolha de representantes que criam e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas.

Quando escolhemos um governante que não se importa com os direitos do povo, corremos o risco de retroceder politicamente, economicamente e socialmente. Por isso, o voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. E você, já definiu os seus candidatos(as)?

Fechando a série de reportagens especiais sobre as Eleições 2018, proposta para esta semana pelo Sinpospetro-RJ, falaremos hoje sobre a atuação do Presidente da República, o cargo político de maior responsabilidade do Brasil.

Em um país o cujo sistema de governo é o presidencialismo, esse representante cumpre o papel de chefe do poder Executivo, do Estado e seu mandato tem duração de 4 anos — podendo se estender por mais 4 anos em caso de reeleição.

É função do presidente da República nomear e exonerar os Ministros de Estado, aplicar leis aprovadas, vetar projetos de lei, exercer, com auxílio de seus Ministros, a direção da administração do país, manter relações com Estados estrangeiros, dentre outras atribuições previstas na Constituição da República Federativa do Brasil.

Neste domingo, fique de olho, trabalhador. Em uma conjuntura política alarmante, é de fundamental importância que consigamos eleger representantes verdadeiramente comprometidos com os direitos dos trabalhadores.

*Na foto o Palácio da Alvorada: residência do presidente do Brasil.