Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Na noite de ontem (28) Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) foi eleito presidente do país. A posse acontece no próximo dia 1º de janeiro em Brasília.

Com 100% das urnas apuradas, Bolsonaro obteve 55,13% dos votos válidos. O concorrente, Fernando Haddad (PT), recebeu 44,87% dos votos válidos de acordo com os números divulgados pelo TSE.

As abstenções e os votos nulos ou brancos passaram de 30%. Ao todo, mais de 40 milhões de pessoas não escolheram nenhum candidato neste segundo turno.

O político eleito presidente para os próximos quatro anos, militar da reserva, ocupou a Câmara dos Deputados por 27 anos e apenas em 2018 integrou-se ao seu atual partido. Ele será o 38º presidente do país e o oitavo após o final da ditadura militar (1964-1985). Seu vice é o general Hamilton Mourão (PRTB).

A eleição de Jair Bolsonaro preocupa representantes dos trabalhadores e centrais sindicais, já que o vice Mourão sinalizou durante a campanha apreço pela retirada de direitos trabalhistas, como 13° salário e férias.

Ainda, conforme apontado pela Revista Consultor Jurídico (Conjur), pela ausência de debates e exposição das propostas durante a campanha — juntamente com o perfil explosivo de Bolsonaro — é difícil prever como serão os próximos quatro anos de governo.

Para o presidente da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados do Petróleo (Fenepospetro) e do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, o momento é de atenção e luta.

Enfatizando a importância da união entre a categoria de trabalhadores em postos de combustíveis, o presidente destacou que é uma tarefa de todos nós a defesa dos instrumentos de luta em prol da classe trabalhadora.

“Nunca foi fácil para o trabalhador e quem se propõe ser dirigente se coloca à frente dessa batalha. Estaremos fortes e unidos e vamos manter funcionando nossas instituições em defesa dos trabalhadores”, destacou Eusébio.

No Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) foi eleito governador com 59,87% dos votos válidos. O concorrente, Eduardo Paes (DEM) obteve 40,13%.

*Assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ.