O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta quarta-feira (14) os gabaritos oficiais da prova na página do exame: enem.inep.gov.br.
Além dos gabaritos, o Inep vai disponibilizar também os cadernos de questões aplicados nos últimos dias 4 e 11 a mais de 4 milhões de estudantes em todo o país.
Mesmo com o gabarito, os candidatos não vão conseguir saber a nota final, que só vai ser divulgada no dia 18 de janeiro.
Isso porque, na correção da prova, o sistema utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item, que faz com que o valor de cada questão varie de acordo com os erros e acertos dos estudantes naquela questão. Logo, se o item tiver grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, vai valer menos pontos.
Já o estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, vai ganhar mais pontos por ele. E, por causa deste cálculo, é que o estudante só vai conhecer o resultado em janeiro.
A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também serve para concorrer a bolsas em instituições privadas pelo ProUni e para participar do Fies.
*Via Rádioagência Nacional com informações da Agência Brasil / Empresa Brasil de Comunicação (EBC).