Na manhã desta sexta-feira (30) a diretoria do SINPOSPETRO-RJ recebeu na sede da entidade a professora Maria Helena Ornellas, do Departamento de Patologia e Laboratórios da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
No encontro, Maria Helena presenteou a diretoria com livro intitulado ‘Os problemas de saúde relacionados aos postos de combustíveis: monitoramento da saúde do frentista’.
A publicação é resultado de um trabalho de campo que ocorreu em 11 postos de combustíveis do município do Rio de Janeiro – RJ. O trabalho foi realizado por grupo de estudos da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj que, sob o comando da professora Gilda Brown, foca na saúde e segurança dos trabalhadores expostos ao benzeno.
“Sabemos que o benzeno está associado a várias doenças, inclusive o câncer. Por isso, estamos estudando a população dos frentistas, que trabalha em contato direto com a substância. Nosso foco é entender os efeitos que o benzeno causa no organismo assim como realizar um trabalho de conscientização dos frentistas acerca de doenças que podem ser associadas ao trabalho”, destacou a professora Maria Helena Ornellas.
O livro ‘Os problemas de saúde relacionados aos postos de combustíveis: monitoramento da saúde do frentista’ é um compilado de artigos que são resultados dos estudos e pesquisas do grupo universitário. Nele, são descritos os riscos para a saúde humana e ambientais relacionados à exposição à gasolina.
*Assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ