Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Segurança e saúde nos postos de combustíveis em pauta

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Na última quarta-feira (28), aconteceu na sede da OAB-RJ, no município do Rio de Janeiro, o Fórum ‘Gestão de Riscos Ambientais no Setor Econômico de Revenda de Combustíveis’.

O evento foi resultado de uma iniciativa da Comissão Especial de Acidente do Trabalho da OAB-RJ — que conta com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Instituto Brasileiro de Saúde Ocupacional — e foi realizado em conjunto com sindicatos patronais de revendedores de combustíveis, Sindcomb e Sindestado, e dos sindicatos representantes dos trabalhadores do setor, SINPOSPETRO-RJ, SINPOSPETRO Niterói e SINPOSPETRO Campos.

A programação do Fórum incluiu, durante todo o dia, palestras de especialistas em saúde e segurança do trabalho, tendo como ponto central a discussão sobre os perigos de benzeno — substância nociva à saúde humana presente na gasolina.

O evento aconteceu com o objetivo principal de contribuir para atualização das diretrizes de fiscalização e esclarecimentos de dúvidas aos revendedores de postos de combustíveis.

O Fórum ‘Gestão de Riscos Ambientais no Setor Econômico de Revenda de Combustíveis’ reuniu cerca de 80 pessoas presencialmente e foi transmitido ao vivo, estando disponível no canal da OAB-RJ no YouTube.

No relatório de balanço do Fórum, divulgado nesta semana, a Comissão Especial de Acidente de Trabalho da OAB-RJ agradeceu a colaboração e a participação dos presentes, destacando a atuação dos palestrantes e também das entidades sindicais que trabalharam pela realização da atividade.

“Podemos dizer que o Fórum foi enriquecedor para os participantes e profissionais da área. Reconhecemos que o sucesso do evento foi possível por uma união de esforços, empenho e trabalho de um grupo de pessoas com diferentes olhares. Por isso, somos gratos a cada um que contribuiu para a realização e sucesso dessa atividade”, destacou em nota a Comissão Especial de Acidente de Trabalho da OAB-RJ.

Confira o que aconteceu no Fórum

Data: 28/11/2018

09h Abertura

09h30 Instalações Elétricas e Prevenção de Incêndio em PRC (Hélio Conrado de Souza / Auditor Fiscal do Trabalho – Mtb Ministério do Trabalho).

10h Elaboração de Programas de Prevenção, Monitoramento, Treinamento e Capacitação de Trabalhadores em PRC (Gisele G Antônio / Chefe da Seção de Segurança e Saúde do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro – Mtb Ministério do Trabalho e Tuffi Messias Saliba / Engenheiro de Segurança – ASTEC (Assessoria e Consultoria em Segurança e Higiene do Trabalho Ltda).

10h40 Intervalo

11h Segurança em Operações de Transporte, Descarga e Medições de Estoque de Inflamáveis e Combustíveis (Erik Frank Nogueira Lima / Gerente de Operações – Raízen Combustíveis S.A).

11h30 Identificação de Equipamentos de Proteção Coletiva e Proteção Individual em PRC: obrigatoriedade e adequação (Derval de Oliveira Filho ; engenheiro de Segurança – SLS Instituto do Sistema Legal de Saúde Ocupacional )

12h10 Tempo aberto para perguntas e questionamentos
12h40 Almoço

14h Compliance: Disciplinas para cumprimento de normas legais regulamentares, políticas e diretrizes do negócio (Claudio Carneiro / Diretor Acadêmico – IBC Instituto Brasileiro de Compliance).

14h40 Exposição do Trabalhador ao Risco Químico Benzeno: Formas e prevenção (Tuffi Messias / Engenheiro de Segurança – ASTEC Assessoria e Consultoria em Segurança e Higiene do Trabalho Ltda).

15:20 Riscos à saúde do trabalhador pela exposição ocupacional ao benzeno (Márcia Sarpa de Campos Mello / Doutora em Saúde Pública – INCA Instituto Nacional do Câncer).

16h Tempo aberto para perguntas e questionamentos

16h30 Encerramento

*FOTO
Composição da mesa da esquerda para direita: Eusébio Pinto Neto, Presidente do SINPOSPETRO-RJ ; Alex Bolsas, Superintendente Regional do Trabalho; Derval de Oliveira, Eng de Segurança do Trabalho e Presidente da Comissão Especial de Acidente de Trabalho da OAB-RJ e Presidente da Comissão de Acidente de Trabalho da OAB-Barra; Maria Aparecida Scheneider, presidente do Sindcomb; Laila Castela Benevides, diretora jurídica do Sindestado.