Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

ANP publica nota de esclarecimento ao consumidor sobre especificação da gasolina comum

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Na última sexta-feira (14) a Agência Nacional de Petróleo (ANP) publicou uma nota esclarecendo aos consumidores sobre a especificação da gasolina comum (gasolina C) vendida nos postos de combustíveis brasileiros.

Confira o comunicado

A ANP esclarece aos consumidores que a gasolina comum (gasolina C) vendida nos postos de combustíveis no Brasil trata-se de um único produto, com a mesma especificação, seja qual for a bandeira ostentada na revenda ou nas bombas dos postos de bandeira branca. No Brasil, a gasolina C é composta por 27% de etanol e 73% de Gasolina A (gasolina pura).

Em vários casos as distribuidoras compartilham as bases de distribuição, de onde sai, dos mesmos tanques, porém com notas fiscais distintas atribuídas a cada uma das distribuidoras, a gasolina comum para os postos revendedores.

Assim sendo, o produto é o mesmo e está submetido aos mesmos controles de qualidade determinados pela ANP.

No entanto, de forma voluntária, algumas distribuidoras possuem programas próprios de controle de qualidade dos produtos vendidos nos postos da sua rede.

Já a gasolina aditivada pode ter características distintas, pois cada distribuidora pode utilizar um ou mais aditivos específicos. O aditivo é um detergente/dispersante que remove depósitos que prejudicam o rendimento do motor e tem o potencial de atribuir maior eficiência na combustão. O mesmo vale para a gasolina premium.

A ANP reitera que trabalha constantemente para que todos os combustíveis automotivos cheguem ao consumidor de acordo com as especificações de qualidade estabelecidas pela Agência.

*Via assessoria de imprensa da Agência Nacional de Petróleo (ANP).