Na tarde da última quinta-feira (31), o diretor do Sinpospetro-RJ Klebson Patrício acompanhou o trabalhador Marlon dos Santos até o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da Fiocruz. O frentista, que vinha há um tempo sofrendo com problemas de circulação na perna esquerda, iniciou ontem o tratamento graças ao apoio do sindicato.
Após tomar conhecimento do problema de saúde do trabalhador, a diretoria do Sinpospetro-RJ se dirigiu imediatamente ao local de trabalho de Marlon em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
O frentista, que até então não era associado à entidade, iniciou o processo de filiação na quarta-feira (30). “Logo depois de preenchermos a ficha de associação do trabalhador ao sindicato, já foi possível gerar a guia de encaminhamento da Fiocruz. Agora Marlon terá a garantia de todo o tratamento necessário gratuitamente”, informou o diretor do sindicato Klebson Patrício.
Em entrevista ao Sinpospetro-RJ, Marlon demonstrou profunda satisfação. “Realmente não achei que seria tão rápido. Fiquei impressionado mesmo. É um problema que tem me gerado bastante desconforto e estou muito feliz em iniciar o tratamento”, comemorou o trabalhador.
O SINPOSPETRO-RJ firmou parceria com a Fiocruz para realização de pesquisa que objetivou uma abordagem integrada para as ações de saúde no município do Rio de Janeiro. Aos trabalhadores filiados à entidade, são garantidos gratuitamente exames e consultas na Fiocruz mediante à guia que pode ser obtida na sede do sindicato.
Os frentistas sócios do SINPOSPETRO-RJ podem se consultar com uma junta médica especializada em uma organização de referência internacional. Uma conquista do sindicato e do trabalhador!
As consultas acontecem de segunda a sexta-feira e para iniciar o tratamento é necessário abrir um prontuário, a partir da guia que pode ser obtida no sindicato. Inicialmente, os trabalhadores são atendidos por ordem de chegada e, de acordo com a Fiocruz, os melhores dias para atendimento são terça e quinta-feira porque há um número maior de médicos especialistas de plantão.
Para iniciar o tratamento no Cesteh, o trabalhador precisa pegar a guia de encaminhamento na sede do SINPOSPETRO-RJ (Rua Professor Manoel de Abreu, 850, Vila Isabel – RJ). Além da carta de recomendação, o funcionário do posto terá que apresentar na triagem feita pelo Cesteh a carteira de identidade, CPF, cartão do PIS, comprovante de residência e carteira de trabalho ou crachá.
*Assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ.