Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Dieese: Reforma da Previdência exige mais sacrifícios das mulheres

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Em Nota Técnica, Dieese revela que PEC da reforma de Bolsonaro, caso aprovada, vai prejudicar mais as mulheres com idade mínima de 62 anos e 20 de contribuição. E o valor do benefício pode ficar ainda menor.

A reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL) é pior do que a do ilegítimo Michel Temer (MDB) para todos e todas, mas ambas atacam principalmente as mulheres. A proposta do Bolsonaro exigirá ainda mais sacrifícios das mulheres do que dos homens.

Isto é o que diz nota técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) “PEC 06/2019: as mulheres, outra vez, na mira da reforma da Previdência” , divulgada nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Se a reforma de Bolsonaro for aprovada, as mulheres terão que trabalhar mais e ganhar menos. Elas serão as mais prejudicadas com o fim da aposentadoria por tempo de contribuição, imposição de idade mínima de 60 anos e aumento do tempo de contribuição de 15 para 20 anos.

“Ao propor esse conjunto de medidas restritivas, a PEC 06/2019 ignora – e tende a agravar – as desigualdades de gênero que ainda caracterizam o mercado de trabalho e as relações familiares no Brasil, intensificando ainda mais as dificuldades que as mulheres enfrentam para adquirir os pré-requisitos necessários a uma proteção adequada no final da vida laboral”, diz trecho do documento, que você pode acessar na íntegra clicando aqui.

Via CUT (Central Única dos Trabalhadores).