Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Sinpospetro-RJ firma parceria com Uerj visando a saúde do frentista

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Pensando na saúde e segurança dos trabalhadores em postos de combustíveis, o Sinpospetro-RJ firmou parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para realização de pesquisa que visa a implementação de medidas de prevenção de doenças no ambiente de trabalho.

O projeto, denominado ‘Avaliação dos Efeitos da Exposição aos BTX (benzeno, tolueno e xileno) no Genoma dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis’  tem o objetivo de analisar a exposição individual de uma amostra de trabalhadores a essas substâncias.

As análises, que estão sendo acompanhadas pela assessoria de base do Sinpospetro – RJ, permitem a investigação do nível tóxico dessas substâncias presentes nos combustíveis e suas relações com a saúde dos trabalhadores expostos a elas.

Também estão sendo aplicados questionários aos entrevistados, com o objetivo de traçar um perfil dos trabalhadores.

O projeto, que foi iniciado nesta semana em postos de combustíveis do município do Rio de Janeiro, busca também conscientizar os trabalhadores acerca de doenças que podem estar associadas ao ambiente laboral.

O grupo de pesquisa é coordenado pela chefe do Departamento de Patologia Geral e Laboratórios da Uerj, Dra. Maria Helena Ornellas e conta com a participação de alunos do programa de doutorado, mestrado e graduação em medicina da instituição.

*Assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ