Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

IBGE: 892 mil novos desocupados em um mês fazem desemprego crescer para 12,4%

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta sexta-feira (29) que a taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro. A alta significa que 892 mil pessoas entraram na população desocupada, totalizando 13,1 milhões de trabalhadoras e trabalhadores sem trabalho. Em janeiro, eram 12,7 milhões de brasileiros.

O órgão também informou a taxa de subutilização, que mede o tanto de horas a mais que o trabalhador poderia estar em serviço, chegou a 24,6¨%, alcançando 27,9 milhões de pessoas, outro recorde da série do IBGE iniciada em 2012.

O desalento – pessoas desempregadas que desistem de procurar emprego – alcançou 4,9 milhões de brasileiros, também o maior número registrado. 4,4% dos adultos em idade ativa estão nessa situação.

A queda é explicada, segundo Azeredo, pela perda de cargos na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais: um corte de 574 mil pessoas especialmente na educação. No mesmo período, indústria e construção também apresentaram retração de 198 mil e 155 mil, respectivamente.

*Via Jornal Brasil de Fato.