Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Trabalhadores do município do Rio de Janeiro debatem Campanha Salarial 2019

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Durante todo o dia de ontem (2), trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência do município do Rio de Janeiro estiveram reunidos no terreno do Sinpospetro-RJ no bairro Engenho Novo.

O objetivo do encontro foi debater questões relativas à negociação das cláusulas econômicas e sociais da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) do município e, sobretudo, estratégias de enfrentamento a qualquer tentativa patronal de retirar direitos conquistados com muita luta pelos trabalhadores.

A Assembleia foi realizada em duas sessões (11h e 16h) com o objetivo de garantir o maior número de trabalhadores presentes.

O presidente do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto, abriu a Assembleia enfatizando a importância da presença dos trabalhadores nesses encontros. Para ele, a participação efetiva da categoria nas assembleias é fundamental para o sucesso da negociação e para a consolidação de uma CCT forte e representativa.

“Vamos continuar trabalhando para que consigamos manter os benefícios atuais e avançar em direitos. Não vamos ceder nada para o patronal, evidentemente, e se não houver diálogo iremos para justiça. Não há condições de negociar se eles insistirem em tirar direitos dos trabalhadores. Esta é nossa proposta”, enfatizou Eusébio.

O presidente reiterou, ainda, o compromisso de enfrentamento do sindicato em relação ao desmonte vivido atualmente no mundo do trabalho com nova legislação trabalhista que retirou direitos e buscou enfraquecer a luta dos sindicatos em prol dos trabalhadores.

O que foi discutido?

As propostas de reajuste salarial em percentuais acima da inflação, fornecimento de cartão alimentação mais cesta básica, reajuste do abono salarial (PLR), adicional de função de caixa e de propaganda foram discutidas entre os trabalhadores e serão levadas hoje à 4ª rodada de negociações com o setor patronal.

A Assembleia contou com a participação de trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis e lojas de conveniência do município do Rio de Janeiro, da diretoria do sindicato e da equipe de base do SINPOSPETRO-RJ.

Para o frentista Antônio Santana, que participou do encontro, a representação sindical é primordial para a vida do trabalhador. “Sem o sindicato não temos onde recorrer e é muito importante que as assembleias aconteçam para que as informações sobre as negociações sejam passadas para os trabalhadores”, destacou Antônio.

A quarta rodada das negociações com o setor patronal acontece na tarde de hoje (3).

*Assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ