No último domingo, 07/04, o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados do Petróleo do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpospetro-RJ) completou 14 anos de lutas em prol dos trabalhadores frentistas do estado.
O Sinpospetro-RJ foi criado e fundado na cidade do Rio de Janeiro em 2005 durante uma grande assembleia que contou com a presença de inúmeros trabalhadores da categoria.
O projeto de organização dos empregados em postos de combustíveis no estado do Rio de Janeiro foi idealizado com o objetivo de libertar a categoria que, até então, padecia num intenso vazio regulatório.
Logo após sua fundação, o sindicato — liderado e presidido pelo frentista Eusébio Pinto Neto — entrou com inúmeras ações na Superintendência Regional do Trabalho e no Ministério Público do Trabalho contra as cooperativas que imperavam no estado. A proibição dessas cooperativas fraudulentas foi uma vitória significativa para a categoria.
O Sinpospetro-RJ atacou sem trégua a falta de registro em carteira e a falta de condições dignas de trabalho nas empresas. Incluiu os trabalhadores em postos de combustíveis no piso regional e abriu caminho para um avanço substancial na evolução salarial da categoria.
“Em 07 de abril de 2005, tive a honra, juntamente com um grupo de companheiros, de fundar o Sinpospetro-RJ. Nesse dia, os empregados em postos e lojas de conveniência conquistaram sua liberdade”, destacou o presidente Eusébio.
Nesses anos de atuação, o Sinpospetro-RJ vem se consolidando como referência de união e organização nas lutas por direitos e melhores condições de trabalho.
Atualmente, o sindicato é constituído por 16 diretores trabalhadores em postos de combustíveis. Esses dirigentes seguem debatendo e defendendo a categoria na base e nos fóruns de debates Brasil afora.
São 14 anos de história de um sindicato que surge com o propósito de defender os trabalhadores no combate às práticas danosas à categoria. E é na certeza de que seguiremos juntos na luta por direitos e dignidade que reafirmamos nosso compromisso pela busca da Justiça Social.