Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Abril Verde: Justiça do Trabalho realiza Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes do Trabalho

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

A Justiça do Trabalho está preparando uma série de ações que vão marcar o Abril Verde — mês dedicado à conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

Dentre as principais atividades programadas está o Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes do Trabalho: Efetividade da Prevenção, que acontece nos dias 25 e 26 de abril em Belo Horizonte – MG.

O seminário é uma iniciativa do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho e resultado da parceria entre o Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG).

O objetivo do seminário é discutir estratégias de prevenção a partir de diversos aspectos: conhecimento de especialistas; marco regulatório; tratamento do tema em outros países; e o engajamento da sociedade para promover as mudanças necessárias.

De acordo com a coordenadora do Programa Trabalho Seguro, Delaíde Alves, os acidentes de trabalho não ocorrem por acaso. Ainda para ela, as medidas de prevenção são investimentos de extrema importância e não devem ser consideradas  gastos ou despesas pelas empresas.

“Só este ano tivemos três grandes tragédias: o rompimento da Barragem de Brumadinho (MG), o incêndio no centro de treinamento do Flamengo (RJ) e a queda do helicóptero com o jornalista Ricardo Boechat (SP)”, destacou a ministra.

Abril Verde

O mês de abril foi escolhido como o mês de mobilização em prol da conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho em razão de um acidente ocorrido no ano de 1969 em uma mina nos Estados Unidos.

Desde 2008, o dia 28 de abril consta no calendário oficial brasileiro como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que ao menos um trabalhador morre a cada 15 segundos por causas relacionadas ao trabalho em todo mundo e nosso país ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes laborais fatais.

As inscrições para o Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes do Trabalho: Efetividade da Prevenção podem ser realizadas até o dia 22/04 através deste link.

O evento será realizado na Escola Superior Dom Hélder Câmara (R. Álvares Maciel, 628 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG). Clique aqui para conferir a programação completa.

Além do seminário, estão sendo realizadas atividades de distribuição de material educativo, debates sobre o tema e diversas ações nas redes sociais do TST e do CSJT.

*Com informações divulgadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).