Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

28 de abril: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

  • Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

No último domingo (28) foi celebrado o ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho’. A data foi instituída em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e desde 2005 consta no calendário oficial brasileiro.

O mês de abril foi escolhido como o mês de mobilização em prol da conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho em razão de um acidente ocorrido no ano de 1969 em uma mina nos Estados Unidos.

O Abril Verde é marcado por ações de sensibilização da sociedade sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

De acordo com o diretor da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis do Estado da Bahia (Sinposba), Antônio Lago, durante o mês de abril se intensificam as ações de prevenção de acidentes e adoecimentos nos locais de trabalho.

“Neste período existe, por parte das instituições públicas e sindicatos, um trabalho conjunto como a promoção de seminários, rodas de conversas e audiências públicas nas casas legislativas, relativos ao tema da prevenção e por um ambiente de trabalho saudável”, explica o dirigente.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que ao menos um trabalhador morre a cada 15 segundos por causas relacionadas ao trabalho em todo mundo e nosso país ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes laborais fatais.