Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Força Sindical lança nota oficial em apoio aos comerciários

• Postado por: Marcela Canero
  • Categoria: Notícias

Na última segunda-feira (3), a central Força Sindical divulgou uma nota em repúdio à Medida Provisória 881/2019 assinada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro. A MP, que já está em vigor, libera comércio, e qualquer outra atividade comercial, para funcionar em qualquer dia e horário da semana.

Veja aqui íntegra da nota

Expressamos nosso total repúdio à Medida Provisória 881/2019 assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro, que libera o horário de funcionamento do comércio, como também de qualquer outra atividade empresarial.

A MP indica que é possível a abertura em qualquer dia ou horário da semana, mesmo com utilização de mão de obra de funcionários, ou seja, fere totalmente o negociado sobre o legislado, passando por cima, inclusive, de leis municipais e desrespeitando os acordos e Convenções Coletivas.

A MP entrou em vigor imediato e, para se transformar em lei, deverá ser aprovada na Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal.

Mais uma vez o governo se articula para enfraquecer os sindicatos sob pretexto de aumentar a geração de emprego e renda, quando na verdade, o que se mostra é uma realidade totalmente diferente que precariza cada vez mais as condições laborais deixando os trabalhadores a mercê dos patrões.

Esta MP só reforça que o governo não se importa com as necessidades de quem realmente faz esse país girar. Ao invés disso, concentra os seus esforços em colocar o trabalhador contra as entidades sindicais.

Porém, não são os sindicatos que dia após dia estão colocando em xeque anos de luta e de conquistas trabalhistas, pelo contrário, essas entidades tiveram uma participação fundamental na luta pelo trabalho digno.

Neste momento é importante ressaltar a unidade de ação e a luta de toda classe comerciária para derrubar esta nefasta medida.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical

Nilton Neco
Presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre e secretário de relações internacionais da Força Sindical