O Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Revenda de Combustíveis no Estado do Tocantins de Araguaína e Região (Sintraposto Araguaína e Região) entrou com uma ação do Ministério do Trabalho para tratar de assuntos relacionados à liberdade sindical.
Foi acordado com o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado do Tocantins (Sindiposto) que deverá ser realizada uma audiência pública com os donos do 114 postos de combustíveis da região.
A decisão foi tomada por conta de denúncias que o Sintraposto Araguaína e Região recebeu de trabalhadores de várias empresas. Segundo as denúncias, os trabalhadores desejam contribuir com o sindicato, mas temem perder o emprego, desta forma acabam cedendo a pressão do empregador e se desfiliando.
O sindicato é o responsável por lutar pelos direitos dos trabalhadores, é ele que participa das negociações coletivas, entra com ações judiciais para assegurar os direitos dos trabalhadores e faz homologação em segurança para o trabalhador.
Não existe outra fonte de renda para ajudar os trabalhadores, a contribuição é a responsável por tudo que é realizado, sem ela a situação fica difícil.
A luta está cada dia mais difícil em quase treze anos atuando em prol da categoria, o Sintraposto Araguaína e Região resolveu correr atrás para manter o direito a liberdade sindical do trabalhador.
Essa foi uma reunião preliminar e agora o sindicato aguarda a data da audiência pública que será realizada com os donos dos postos de combustíveis.
*Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ*