Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Prevenção de acidentes e saúde do trabalhador

  • Postado por: Rafael Rodrigues
  • Categoria: Notícias

O diretor do Sindicato Reinaldo da Silva foi à Nova Iguaçu na semana passada acompanhar a eleição dos representantes dos trabalhadores para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa Box 1000. O eleito foi o funcionário Lenilson de Oliveira, que aparece na foto, de uniforme vermelho, ao lado do diretor. 

 

As CIPAs são obrigatórias para empresas com mais de 20 funcionários. As empresas com menos funcionários devem designar um trabalhador para fazer o trabalho da Comissão. Com mandato de um ano, o “cipeiro” tem estabilidade e não pode ser demitido sem justa causa, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. Também não pode ser transferido de local ou função sem concordar com isso.

 

São atribuições do “cipeiro”, em parceria com o técnico de segurança do trabalho e com o Sindicato, observar as condições do ambiente para identificar possíveis riscos a saúde do trabalhador. “A CIPA existe para tornar mais seguro e saudável o dia a dia numa empresa. Ajuda na prevenção de acidentes e doenças ligadas a atividade profissional e corre atrás de melhorias no ambiente de trabalho”, explica o diretor Reinaldo.

 

Sua empresa não tem CIPA? – Converse com um representante do Sinpospetro-RJ e saiba o que pode ser feito para regularizar a situação.