Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Benzeno não é flor que se cheire

  • Postado por: Rafael Rodrigues
  • Categoria: Notícias

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) vai realizar nessa terça-feira (6/10) um debate do maior interesse para os frentistas. O webinar “Exposição ocupacional ao benzeno – situação atual e perspectivas futuras” será transmitido a partir das 13h30 no canal de YouTube do Inca (https://youtu.be/WrhcoPkTfyk). 

 

Durante o evento digital, serão apresentados os resultados de pesquisas sobre a exposição ao benzeno feita com frentistas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Também haverá apresentações sobre a legislação relacionada à substância tóxica e sobre a experiência da fiscalização dos ambientes de trabalho. Se você é frentista e tiver a oportunidade de acompanhar, não perca!

 

Entenda os riscos – Os frentistas estão constantemente expostos aos riscos de acidentes de trabalho ou contrair doenças por lidarem todos os dias com derivados de petróleo, como o benzeno, e outros combustíveis, como o etanol. Além de inflamáveis, essas substâncias podem causar danos à pele, doenças respiratórias, problemas neurológicos e são altamente cancerígenas. 

 

“Por isso a fiscalização das corretas condições de armazenamento, manuseio e comercialização desses produtos é tão importante, bem como o uso dos equipamentos de proteção individual”, explica a diretora do Sindicato dos Frentistas do Rio (Sinpospetro-RJ) Maria Aparecida Evaristo. 

 

Tratamento na Fiocruz – Desde 2017 o Sinpospetro-RJ mantém convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para que os frentistas recebam tratamento caso apresentem sintomas de intoxicação por substâncias perigosas. O convênio garante consultas médicas e exames gratuitos aos trabalhadores filiados ao Sindicato. A guia de encaminhamento pode ser retirada na sede do Sinpospetro-RJ (R. Manoel de Abreu, 850 – Maracanã – Rio de Janeiro). Mais informações pelo telefone: (21) 2233-9926.   

 

“Os sócios do Sinpospetro-RJ têm a sua disposição uma junta médica especializada, em uma organização científica que é referência internacional. Uma conquista para os trabalhadores que o Sindicato vai lutar para manter”, comenta o presidente do Sindicato, Eusébio Pinto Neto.