Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Vem aí o Dia do Frentista – Saiba seus direitos

  • Postado por: Rafael Rodrigues
  • Categoria: Notícias

Na próxima segunda-feira (19/10) será o Dia do Frentista. Instituída pela lei 1.926/1991, a data passou a constar na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos frentistas do Estado do Rio em 2006. Desde então, o frentista que trabalha neste dia tem o direito de receber suas horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre a hora normal ou receber uma folga compensatória.

 

“Temos pouco a comemorar, pois assim como os demais trabalhadores brasileiros, nós frentistas temos enfrentado nos últimos anos duros ataque aos nossos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários. Mesmo sem festa, é um dia importante, de luta e reflexão. Nós trabalhadores de postos de abastecimento e lojas de conveniência precisamos compreender que apenas se nos mantivermos unidos vamos conseguir preservar o poder de compra dos nossos salários e os direitos que nos restam, garantidos em convenção coletiva, graças à luta dos sindicatos”, comenta o presidente do Sindicato dos Frentistas do Rio (Sinpospetro-RJ) e da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), Eusébio Pinto Neto.

 

Fechamento – Há anos o Sinpospetro-RJ luta, inclusive na Justiça, para transformar o Dia do Frentista em repouso remunerado, assim como acontece com os trabalhadores do comércio e da construção civil, categorias que também celebram suas datas na terceira segunda-feira do mês de outubro. “Se as lojas que comercializam comida e remédios, produtos considerados essenciais, respeitam e não abrem no dia do feriado dos comerciários, por que não se pode ficar um dia sem se vender combustível?”, questiona o presidente Eusébio.  

 

Para exigir a mudança e protestar contra a ganância dos patrões, o Sindicato não funciona no Dia do Frentista, nem em sua sede, no bairro do Maracanã, Zona Norte do Rio, nem na subsede de Volta Redonda, no Sul Fluminense. 

 

Caso o seu posto não respeite a CCT e deixe de pagar as horas dobradas no Dia do Frentistas, entre em contato com nosso Departamento Jurídico para receber orientação gratuita e especializada sobre como proceder. Fale com nossos advogados pelo WhatsApp (21) 97020-9100, pelo email [email protected] ou pelo telefone (21) 2233-9926.