Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Eleição de CIPA no posto Carrefour

  • Postado por: Rafael Rodrigues
  • Categoria: Notícias

O diretor do Sindicato dos Frentistas do Rio (Sinpospetro-RJ) Reinaldo Pinheiro da Silva acompanhou segunda-feira (26/10) a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do posto da rede Carrefour de Sulacap, na Zona Oeste do Rio. A votação foi tranquila e o frentista Rafael Lima foi escolhido para representar os colegas na Comissão, cuja tarefa é identificar riscos, prevenir doenças funcionais e acidentes de trabalho.   

 

Foi o segundo posto da rede Carrefour no Rio a eleger a CIPA após orientação do Sinpospetro-RJ. Um terceiro posto, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, também deverá realizar a escolha dos membros da Comissão no mês que vem. 

 

“Quando fui mês passado ao posto da rede em Belford Roxo, na Baixada, descobri que eles estavam com a eleição da CIPA atrasada, por má interpretação da regra. Embora tenham mais de 20 funcionários, a gerência contou apenas os que estão na ativa, deixando fora do cálculo os afastados pelo INSS ou que estão com o contrato suspenso. Após confirmar com nossa advogada, expliquei ao gerente que todos os funcionários registrados contam. Ele consultou o Jurídico deles, viu que tínhamos razão e logo depois fez as eleições”, conta o diretor Reinaldo.  

 

A regra é clara “As CIPAs são obrigatórias para todas as empresas. As que têm mais de 20 funcionários devem eleger representantes. As que têm menos, devem designar um trabalhador para fazer o trabalho da Comissão. Com mandato de um ano, o “cipeiro” tem estabilidade e não pode ser demitido sem justa causa”, explica a coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato, Dra. Thais Farah.

 

“Se a sua empresa não tem CIPA, converse com um representante do Sinpospetro-RJ na próxima visita que fizermos ao seu posto e saiba o que fazer para regularizar a situação. Segurança no trabalho vem em primeiro lugar”, alerta o presidente do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto.