Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Sobre sindicalismo e política

Sobre sindicalismo e política

  • Postado por: Rafael Rodrigues
  • Categoria: Notícias

Editorial do presidente do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ) e da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), Eusébio Pinto Neto – 

Recebemos com orgulho e alegria a notícia do sucesso de companheiros dirigentes sindicais frentistas nas eleições do último domingo, elegendo-se prefeitos e vereadores Brasil afora. 

 

É o caso do companheiro Carlinhos, presidente do Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal, que se elegeu prefeito da cidade goiana do Novo Gama, na região do entorno de Brasília. Ou do amigo Hélio, presidente do Sindicato dos Frentistas de Goiás, que agora é vereador em Anápolis. Ou ainda de outro Carlinhos, presidente do Sindicato dos Frentistas de Bauru, em São Paulo, que se reelegeu para mais um mandato como vereador.

 

Os sindicalistas deve sim se meter em política, porque é nas disputas da política que se decidem ganhos e perdas de direitos para os trabalhadores, não para apenas uma categoria, mas para todas.

 

A organização política dos trabalhadores é essencial para a democracia e para uma sociedade que persiga o sonho, ainda que distante, de uma realidade mais igualitária e justa para todos. Tanto em termos da garantia de direitos trabalhistas, quanto do acesso ao conhecimento, às oportunidades, aos serviços públicos de qualidade e a todos os demais direitos da cidadania.

 

O dirigente sindical que se elege para um cargo público, porém, nunca pode se esquecer quem é, nem como chegou àquele lugar. Pois nosso envolvimento com a política deve sempre de caráter classista, em defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora.

 

Sucesso aos eleitos! Que seus mandatos dêem como frutos muitas conquistas para as trabalhadoras e trabalhadores do nosso país.