Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Frentistas do Rio alertas contra o vírus

  • Postado por: Rafael Rodrigues
  • Categoria: Notícias

De acordo com os últimos dados dos órgãos de Saúde, até domingo passado (24/01) o Estado do Rio de Janeiro já havia registrado 28.833 mortes por covid-19 – 16.685 delas apenas na capital – dentre 501.202 casos confirmados da doença. A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para tratar da infecção pelo coronavírus no estado é de 64,5%, enquanto que na cidade do Rio é de 87%.

“A coisa está feia e não tão cedo haverá vacina para todos. Nós trabalhadores frentistas, categoria essencial, continuamos na linha de frente e precisamos nos manter atentos. Vamos tomar todos os cuidados para evitar a contaminação, que além de afetar nossa própria saúde, pode colocar em risco a vida dos colegas, dos clientes e das nossas próprias famílias”, alertou o presidente do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro, Eusébio Pinto Neto. 

O dirigente também cobrou responsabilidade dos patrões: “As empresas têm a obrigação de fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs), álcool em gel para a higiene constante das mãos dos frentistas na pista, além de todas as outras medidas necessárias para evitar a contaminação. O que, é claro, também vale para o pessoal do escritório e das lojas de conveniência. O Sindicato está em contato direto com o Ministério Público do Trabalho para fiscalizar os postos que não cumprirem esse compromisso”. 

Vacinação prioritária – A Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), da qual Eusébio também é presidente, cobra das autoridades sanitárias a inclusão dos frentistas de todo o país no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19. O modelo do pedido feito pela Federação ao Ministério da Saúde já foi reproduzido por 25 sindicatos e entregue às respectivas secretarias estaduais e municipais. 

São eles: Espírito Santo, Guarulhos (SP), Curitiba (PR), Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Rio Verde (GO), Niterói (RJ), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Campos de Goytacazes (RJ), Sergipe, Salvador (BA), Araguaína (TO), São José dos Campos (SP), Maringá (PR), Campina Grande (PB), Entorno de Goiás, Rio Grande do Norte, Brasília (DF), Rondônia e Poços de Caldas (MG). 

“Desde o início da pandemia os frentistas mantiveram-se firmes em seu papel fundamental para a sociedade, nas cidades e rodovias do país, expondo ao risco todos os dias. O reconhecimento que queremos é a prioridade na vacinação”, acrescentou o presidente Eusébio.