Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Prazo prescricional: Quanto tempo tenho para entrar com uma ação trabalhista?

  • Postado por: Rafael Rodrigues
  • Categoria: Notícias

Quando o patrão pisa na bola, desrespeita nossos direitos e não quer resolver na conversa, não resta alternativa ao trabalhador além da ação trabalhista. Para isso, é importante saber que após a saída da empresa, você terá prazo de até dois anos para entrar com uma ação na Justiça do Trabalho.

 

“Tanto faz se o trabalhador for dispensado com ou sem justa causa, pediu demissão do emprego ou é caso de rescisão indireta. O prazo de dois anos é o mesmo para todos”, explica a advogada da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e do Sindicato dos Frentistas do Rio (Sinpospetro-RJ) Pryscila Costa. 

 

“Se o último dia do seu aviso prévio na empresa foi em 15 de dezembro de 2020, você poderá entrar com uma reclamação trabalhista até 15 de dezembro de 2022”, exemplifica a advogada.

 

Cinco anos – Outro prazo diferente é o do período pelo qual você pode pedir reparação de direitos. A ação só pode cobrar direitos dos últimos cinco anos, contados retroativamente a partir da data da saída da empresa, mesmo que você tenha trabalhado lá por mais tempo.

 

“Por exemplo, se o trabalhador foi contratado em 2010 e demitido em 2020, só poderá cobrar direitos sobre o período de cinco anos, contados desde a sua demissão até o mesmo dia no ano de 2015”, explica a Dra. Pryscila. Ela finaliza com uma dica: “Então, se você teve seus direitos desrespeitados, não demore a entrar com a ação, pois quanto mais você demorar, menor será o período que poderá ser discutido no processo”.

 

Fale com nossos advogados – Ficou com dúvidas? Precisa de ajuda para resolver uma disputa com o patrão na Justiça do Trabalho? Procure já o Departamento Jurídico do Sindicato dos Frentistas!

 

Fale diretamente com nossos advogados pelo WhatsApp (21) 97020-9100, pelo email [email protected] ou pelo telefone (21) 2233-9926. Você vai receber orientação gratuita e especializada sobre como proceder para ter seus direitos respeitados.